spot_imgspot_imgspot_img

TCDF adota inteligência artificial para fiscalizar licitações locais

Date:

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) atualizou recentemente o Sistema de Análise de Editais (Siseditais) e, com uso de inteligência artificial (IA), o programa modernizou as análises feitas pela Corte das licitações do Estado.

Desenvolvido pela equipe da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (Agem/Segecex) do TCDF, a expectativa é de que o software proporcione mais eficiência operacional para fiscalização das compras públicas no Distrito Federal e contribua para redução de erros.

O programa promove automatização do processo de leitura, classificação e inserção de informações publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Assim, diariamente, o Siseditais faz uma leitura automatizada de toda a Seção 3 do documento e estrutura os dados para uma base interna.

Com uso de algoritmos de IA, cada publicação é classificada como relevante ou não para análise dos editais. Em seguida, outro modelo prossegue e sugere o preenchimento de campos essenciais, como órgão jurisdicionado, modalidade de licitação, número e ano do edital, objeto, valor estimado e data de abertura do certame.

As informações extraídas pela IA são validadas pela equipe da Divisão de Fiscalização de Licitações (Difli), unidade da Secretaria de Fiscalização Especializada (Sespe), e incorporadas à base oficial do programa.

A precisão na inserção dos dados é estimada em mais de 95%, segundo o TCDF, o que poupa a equipe de tarefas manuais, como preenchimento do Siseditais; melhora a eficiência delas; evita erros; e aumenta a confiabilidade dos resultados.

Integração

Além de incorporar a base de editais da versão anterior, o novo software nasceu integrado ao e-TCDF, o que permite a rápida recuperação de informações diretamente da base do sistema de processo eletrônico da Corte, especialmente em relação a processos e decisões.

O sistema também está conectado ao programa de Análise de Licitações e Editais (Alice), do Tribunal de Contas da União (TCU).

A plataforma desenvolvida pelo TCU identifica indícios de irregularidades, como sobrepreço, direcionamento, falta de competitividade, entre outros, por meio do processamento de dados e do uso de algoritmos de inteligência artificial.

Agora, qualquer alerta emitido pelo Alice referente a editais de licitação lançados por órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) é automaticamente capturado pelo Siseditais e disponibilizado como informação adicional no certame correspondente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mudança no governo coloca Cristiano Mangueira à frente da regularização rural no DF

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), definiu...

Governo do DF sanciona lei que transforma regras das formaturas estudantis

As regras para as formaturas estudantis no Distrito Federal...

Corridas de fim de semana levam a interdições em vias do Distrito Federal

Duas corridas de rua vão alterar o trânsito em...