spot_imgspot_imgspot_img

Retirada do cobrador de ônibus não está em discussão, disse secretário

Date:

Mesmo com o fim próximo da possibilidade do uso de dinheiro para pagar as passagens de ônibus no Distrito Federal, a retirada de cobradores não está em discussão, segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.

Ele garantiu aos cobradores que o tema não está em pauta, quando participou de Comissão Geral na Câmara Legislativa do DF (CLDF), em 2 de maio.

“É fato que vários sistemas de transporte do Brasil todo não têm mais a figura do cobrador dentro do ônibus. Cito, por exemplo, Goiânia, que é aqui do lado. Isso é uma decisão que passa por vários aspectos. Mas esse assunto está na Semob com zero viés de perspectiva, neste instante, de retirada de cobrador”, afirmou na ocasião.

“Não é um assunto que está na nossa pauta. Tranquilizem o coração de vocês”, acrescentou Zeno, na presença do sindicato que representa esses profissionais.

Como o Metrópoles havia adiantado, passageiros de ônibus do Distrito Federal não poderão mais pagar a passagem com dinheiro em espécie a partir de 1º de julho. A decisão foi oficializada na edição desta quinta-feira (16/5) do Diário Oficial (DODF).

Segundo o secretário de Transporte, algumas linhas têm 60% do pagamento total feito em dinheiro. Com a proibição futura, rodoviários demonstraram preocupação com a situação dos cobradores. Atualmente, são cerca de 5.300 profissionais na categoria.

Mas Zeno Gonçalves vem dando a palavra para os cobradores. “É óbvio que o cobrador fica preocupado. Pensa: ‘Vou fazer o quê?’. Mas o trabalho do cobrador é tão importante quanto o do motorista para o sistema”, disse.

“Você imagina um ônibus com 80 passageiros e o motorista tendo que lidar com essa situação. Nós entendemos transporte de qualidade com a presença do cobrador dentro de cada veículo. Nossa visão é muito clara a esse respeito”, garantiu, ainda na Câmara.

Tipos de pagamento aceitos

A portaria indicando o fim do dinheiro nos coletivos foi publicada na edição desta quinta-feira (16/5) do Diário Oficial (DODF).

Segundo a publicação, a partir de julho só serão aceitos os seguintes tipos de pagamento:

Cartão Mobilidade
Cartão Vale Transporte
Cartão de débito e crédito
QR Code

No mês passado, em entrevista à coluna Grande Angular, o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal relatou que os validadores que permitem o pagamento da passagem com cartões e Pix está em fase de teste em 134 ônibus da Marechal.

Veja a entrevista:

“Nós temos um cronograma de fazer pilotos em regiões como, por exemplo, Gama, Santa Maria ou Sobradinho – gente está avaliando – nos quais não serão mais aceitos pagamento em espécie dentro dos ônibus. As pessoas vão poder usar os seus cartões ou adquirir um bilhete”, disse Gonçalves.

O deputado distrital Max Maciel (PSol), presidente da Comissão de Mobilidade e Transporte Urbano da CLDF, ressalta que a importância de que outras possibilidades de financiamento apareçam, mas não se pode eliminar ou dificultar o usuário acesso ao sistema: “A secretaria precisa, então, estabelecer novos canais e pontos de recargas para aquisição de bilhetes de fácil acesso à população e não só em um único aplicativo”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Polícia apreende cocaína escondida na mata após incêndio em avião em Goiás

As forças de segurança de Goiás intensificaram as buscas...

Treinamento de emergência será realizado no Setor de Inflamáveis do SIA

Moradores e trabalhadores do Setor de Inflamáveis do SIA...

Após pedido de exoneração, Valter Casimiro deixa Secretaria de Obras do DF

A Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal...

Fies tem inscrições abertas e oferece mais de mil vagas para estudantes do DF

O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas...